O programa PROERD - PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA, passou a integrar de forma cooperativa os projetos da ONG PAZ em 2012 e consiste em uma ação cooperativa entre a ONG e a PMRN através da CIPRED/RN.
O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education), que hoje também é uma instituição filantrópica e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, para crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, 5º ano do ensino fundamental, porém, possuímos também o “Junior High”, para adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos, 7º ano, o “Parent” aplicado para a comunidade, e desde 2010 o currículo para Educação infantil.
No Brasil o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte o PROERD foi implantado em 2002. Hoje o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – (CIPRED), criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas. Hoje o PROERD é um programa da Camara técnica dos Comandantes Gerais das PMs e BMs do Brasil e é cedido aos estados e municípios para execução, mas somente é executado por policiais militares uniformizados.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.
O Programa PROERD chegou ao RN em 2002 na capital do estado e em 2003 já estava no interior, nas cidades de Cerro Corá, Caicó, Currais Novos e Ipanguaçu e teve como pioneiros no seridó os Sgts Adaildo e Luiz Carlos e o Cb Airton.
Em 2004 chegou Acari e Serra Negra e hoje se espandiu para a maioria das cidades do Seridó. Hoje estamos em 44 cidades do estado e no sertão atendemos 22 delas que são as cidades de Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Currais Novos, Cruzeta, Lagoa Nova, Florânia, Jucurutu, Equador, Parelhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Santana do Seridó, São José do Seridó, Jardim de Piranhas, São Fernando, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São Vicente além de apoiar os eventos do policial Hudson em Olho D'Água do Borges e Caraúbas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário