Analisando as experiências indicadas pudemos refletir sobre diversos pontos relevantes que nos estimulam e motivam na busca de articular parcerias entre ONGS e empresariado.
O primeiro ponto de investimento é executar um planejamento estratégico da organização que ajude o parceiro a entender claramente sua missão e objetivos e a definir as ações necessárias para a sua realização. Precisamos deixar bem claro a missão da organização para evitar manipulações.
Ter o material de comunicação organizado é super importante: portfolio de projetos, missão, visão, objetivos e valores da organização e resultados alcançados. Ter registrada a história da instituição permite que outras instituições tenham acesso à história, o que com certeza trará mais credibilidade.
Depois precisamos estabelecer uma relação de empatia, a partir da criação de vínculos entre a empresa e a entidade, visto que parceria é troca, uma relação de cooperação que subsidiará o cumprimento da missão institucional.
Outra estratégia importante é a identificação da pessoa responsável pelo estabelecimento de parcerias dentro da empresa e a maneira certa de abordar, conhecendo antes o parceiro é possível falar a mesma língua alinhando os objetivos e metas da organização e da equipe.
Dentre as competências percebemos que a ONG precisa possuir muita experiência e saber técnico no que se propõe a realizar, porque a comunicação deve estar em sintonia entre a equipe interna, para assim saberem aprestar a imagem da instituição numa linguagem clara, simples, com transparência. O entusiasmo de quem apresenta a ONG, tem de contagiar o futuro parceiro, alcançando seu coração. Também precisamos estabelecer uma identidade, fazendo uma apresentação clara,objetiva e impactante, utilizando a linguagem do mundo empresarial: foco, resultado, impacto, custos etc. Precisamos saber apresentar nossos valores, disponibilizar a sede para visita, transmitindo credibilidade e eficiência, usando assim relatórios, reuniões e etc. Um trabalho que encanta só em ler as experiências vivenciadas. Precisamos desenvolver competências como organização e transparência, pontos fundamentais na hora de formar parcerias, pois garante segurança e confiança para possíveis parceiros. Manter sempre organizado e atualizado os registros orçamentários e ter transparência na forma de lidar com os recursos é um indicador da capacidade da instituição de criar condições que viabilizem o desenvolvimento dos seus projetos.
A organização também precisa mostrar aos seus futuros parceiros o engajamento de seus membros com a causa do trabalho, a sua paixão, o seu desprendimento e procurar apresentar ao futuro parceiro um portfolio e diversos outros meios como sites, blogs e participação em redes virtuais e presenciais. Destaca-se também a questão da identificação dos pontos em comum, um parceiro não irá financiar um projeto somente para desprender-se do seu dinheiro, há um valor ou interesse agregado àquela situação e a ONG deve ser a principal provocadora da identificação destes interesses. Demonstrando eficiência, ampliando a visibilidade, fazendo propostas mais diretas e com dados relevantes para o parceiro. Precisamos compreender que um NÃO não significa que o projeto não seja importante e pode ser que um Não hoje seja um SIM amanhã, precisamos ter perseverança e saber trabalhar para sensibilizar a empresa em questões éticas desde o início. Como estratégia, também precisamos pensar na questão de "mobilizar a figura humana do empresário" como questão fundamental para o processo de parceria, porque pelo que mostra o texto o processo na construção de parcerias vai aos poucos se firmando primeiro a partir da esfera pessoal para depois chegar a institucional.
Dentre as competências percebemos que a ONG precisa possuir muita experiência e saber técnico no que se propõe a realizar, porque a comunicação deve estar em sintonia entre a equipe interna, para assim saberem aprestar a imagem da instituição numa linguagem clara, simples, com transparência. O entusiasmo de quem apresenta a ONG, tem de contagiar o futuro parceiro, alcançando seu coração. Também precisamos estabelecer uma identidade, fazendo uma apresentação clara,objetiva e impactante, utilizando a linguagem do mundo empresarial: foco, resultado, impacto, custos etc. Precisamos saber apresentar nossos valores, disponibilizar a sede para visita, transmitindo credibilidade e eficiência, usando assim relatórios, reuniões e etc. Um trabalho que encanta só em ler as experiências vivenciadas. Precisamos desenvolver competências como organização e transparência, pontos fundamentais na hora de formar parcerias, pois garante segurança e confiança para possíveis parceiros. Manter sempre organizado e atualizado os registros orçamentários e ter transparência na forma de lidar com os recursos é um indicador da capacidade da instituição de criar condições que viabilizem o desenvolvimento dos seus projetos.
A organização também precisa mostrar aos seus futuros parceiros o engajamento de seus membros com a causa do trabalho, a sua paixão, o seu desprendimento e procurar apresentar ao futuro parceiro um portfolio e diversos outros meios como sites, blogs e participação em redes virtuais e presenciais. Destaca-se também a questão da identificação dos pontos em comum, um parceiro não irá financiar um projeto somente para desprender-se do seu dinheiro, há um valor ou interesse agregado àquela situação e a ONG deve ser a principal provocadora da identificação destes interesses. Demonstrando eficiência, ampliando a visibilidade, fazendo propostas mais diretas e com dados relevantes para o parceiro. Precisamos compreender que um NÃO não significa que o projeto não seja importante e pode ser que um Não hoje seja um SIM amanhã, precisamos ter perseverança e saber trabalhar para sensibilizar a empresa em questões éticas desde o início. Como estratégia, também precisamos pensar na questão de "mobilizar a figura humana do empresário" como questão fundamental para o processo de parceria, porque pelo que mostra o texto o processo na construção de parcerias vai aos poucos se firmando primeiro a partir da esfera pessoal para depois chegar a institucional.
Durante a negociação
Destacamos algumas atitudes como percepção,determinação e trabalho coletivo, a parceria é formalizada considerando os pontos de interesse comum aos envolvidos, “identificar necessidades, interesses, valores, ideias e propostas próprias” são instrumentos capazes de consolidar a parceria baseada na realidade. Há também um estabelecimento de troca de parceria, o parceiro empresário não vai apenas contribuir para a organização, mas terá um retorno e isto é importante para qualquer entidade, o que vai apresentar em troca do estabelecimento de tal parceria. É preciso ter critério e coerência nos estabelecimento dessas relações e evitar riscos que possam comprometer á imagem da organização e principalmente das parcerias. Toda parceria tem de ser cativada e levada a um patamar de confiabilidade e de transparência entre ONG e empresa parceira. Considerar que a base fundamental para um trabalho de longo prazo é a confiança. Ninguém deve ser forçado a assumir alguma coisa, mas quando tomar-se uma decisão coletiva é preciso que realmente todos os envolvidos se comprometam com ela. Assim como em toda instituição, nas ONGs também se faz necessário um planejamento ou ações estratégicas que possibilitem uma ação mais concreta de parceria entre ONG e empresa parceira das ações a serem desenvolvidas. Não é só criar projetos de captação, mas é cativar os parceiros é mostrar competências, transparência e ação na atividade a ser desenvolvida em parceria.
Precisamos elaborar um contrato norteador dos termos de parceria, um documento que expresse os objetivos que se pretende alcançar, com prazos para atingir as metas e acessível a todos os interessados. Sendo a sustentabilidade financeira uma meta de longo prazo, esta exige esforços harmonizados por toda a organização e parceiro, onde as decisões e ou alterações de clausulas contratuais deverão ser efetuadas de forma coletiva. Definindo as responsabilidades e buscando um equilíbrio para que a repercussão dos resultados obtidos seja compatível com a participação de cada um. Precisamos também saber responder de forma rápida as solicitações de um parceiro potencial. Uma resposta imediata e positiva deve ser encaminhada no momento da solicitação do empresário para a formação da parceria, sem que o mesmo fique esperando por resposta e a organização ainda tenha que preparar o material. Esse relacionamento também precisa ser estratégico, para que haja o estabelecimento de uma Rede de Parcerias. A ONG não precisa se limitar a pedir só o apoio dos parceiros, pode também os estimular a atuar como embaixadores do projeto. Isso porque o planejamento em parceria vai ocorrer com diferentes grupos e culturas. O que exigirá profundo respeito entre os envolvidos,permitindo que as diferenças se expressem e sejam negociadas, não ignoradas.Ouvir também é fundamental. Pela diversidade que caracteriza o conjunto dos parceiros, com diferentes interesses, culturas e conjunturas organizacionais, é necessário que a escuta seja exercida de forma horizontal, ou seja, em uma parceria não deve haver hierarquia entre os membros. Durante a parceria É importante nutrir e acompanhar a relação, está pode ser uma grande ferramenta de gestão da parceria, muitas vezes pode ser mais fácil conseguir parceiros do que manter a parceria por muito tempo, essa manutenção deve ser alimentada ao longo da parceria por meio de instrumentos de comunicação, telefone, redes sociais, jornais informativos, reuniões, visitas enfim diversas estratégias que garantam monitoramento e avaliação dos resultados a serem apresentados e informados sistematicamente aos parceiros. É interessante que todos os membros da parceria, mesmo que separados fisicamente a maior parte do tempo, mantenham canais permanentes de comunicação.
A confiança e o gerenciamento da interface com o parceiro está ligado à construção de confiança, de tornar o parceiro fiel e a parceria sustentável, utilizando processos transparentes, demonstrando resultados e construindo em conjunto com os parceiros.
Precisamos gerar valor aos parceiros perante a sociedade, um ponto importante a ser ressaltado é a questão da visibilidade institucional como também a relação desta na imagem das marcas dos parceiros. É o que impulsiona o envolvimento ativo e comprometido de uma organização nas colaborações. Se uma parceria intersetorial deixar de beneficiar os parceiros, logo chegará ao fim.
As ONGs devem acima de tudo criar laços que perpassem o mantenedor dos recursos, sendo mais atuante nas informações a serem passadas ao parceiro e incluindo o mesmo sempre e sempre nas suas atividades desenvolvidas como em eventos ou em ações diretas. Isso mostra ao parceiro o que esta sendo feito com os recursos repassados por ele a ONG. Essas estratégias de transparência e comunicação continua sobre os resultados do projeto valorizam os parceiros porque compartilhamos êxitos como estratégia de fidelização. Só assim, podemos idealizar planos de sustentabilidade a longo prazo. Precisamos ter um plano de sustentabilidade do projeto que de segurança a sua continuidade com o parceiro potencial. Ter um planejamento a longo prazo que sustente o processo de negociação e estar aberto a realizar avaliação conjunta com os demais parceiros.Permitir o acesso às reflexões e a novas ideias de quem vem de fora pode contribuir significativamente no sucesso da parceria. Uma outra boa estratégia é estar presente nos eventos principalmente empresariais, com o objetivo de divulgar a identidade e promover a aproximação. Isso faz com que o projeto fique mais conhecido por todos e ajuda na divulgação da sua marca! Muito importante para ampliar os parceiros.
As ONGs devem acima de tudo criar laços que perpassem o mantenedor dos recursos, sendo mais atuante nas informações a serem passadas ao parceiro e incluindo o mesmo sempre e sempre nas suas atividades desenvolvidas como em eventos ou em ações diretas. Isso mostra ao parceiro o que esta sendo feito com os recursos repassados por ele a ONG. Essas estratégias de transparência e comunicação continua sobre os resultados do projeto valorizam os parceiros porque compartilhamos êxitos como estratégia de fidelização. Só assim, podemos idealizar planos de sustentabilidade a longo prazo. Precisamos ter um plano de sustentabilidade do projeto que de segurança a sua continuidade com o parceiro potencial. Ter um planejamento a longo prazo que sustente o processo de negociação e estar aberto a realizar avaliação conjunta com os demais parceiros.Permitir o acesso às reflexões e a novas ideias de quem vem de fora pode contribuir significativamente no sucesso da parceria. Uma outra boa estratégia é estar presente nos eventos principalmente empresariais, com o objetivo de divulgar a identidade e promover a aproximação. Isso faz com que o projeto fique mais conhecido por todos e ajuda na divulgação da sua marca! Muito importante para ampliar os parceiros.
https://www.programapremioitauunicef.org.br/ava/mod/wiki/view.php?id=2963
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